Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Tralhas da Alex

12
Fev19

A arte de conversar

Alex

Gosto de companhia. Gosto de conversar e que conversem comigo. É muito comum ouvirem-me dizer: 'Jantamos fora esta sexta para pôr a conversa em dia?'. Na verdade, o jantar é só a desculpa para horas e horas de tagarelice. Adoro deixar-me ficar sentada à volta da mesa e de me envolver de tal forma naquele momento, que perco a noção do tempo. Acho que hoje as boas conversas são subestimadas e, até mesmo, negligenciadas. Conversa-se muito entre sms, whatsapp e todas as outras formas digitais e rápidas de o fazer e ficamos com a noção (errada!) de que comunicamos muito. Além de que comunicar muito não significa comunicar com qualidade.

 

20EA8956-F3A7-426B-8724-60CEBFBA53A4.jpeg

 

É por isso que acho fundamental pararmos um pouco para realmente conversar. Os temas variam e podem ir desde o mais superficial até um assunto mais profundo. Não importa. Na conversa as ideias surgem e são debatidas, melhoradas, contraditas, rebatidas ou desfeitas ali entre um e outro copo de tinto. Sem pressas. Este contacto e estes momentos em que verdadeiramente podemos estar com a pessoa são preciosos e, cada vez, mais raros. Largam-se as correrias do dia, os telemóveis ficam no silêncio e, por momentos, ficamos só ali concentrados um no(s) outro(s).

 

É quando verdadeiramente deitamos muita coisa cá para fora e que a nossa alma sossega. Já falámos aquele assunto mais difícil com o nosso amor daquele momento, já expusemos as nossas dúvidas e incertezas à melhor amiga, já contámos aquela situação caricata que nos aconteceu no trabalho ao grupo de amigos. Vale tudo. Gosto mesmo muito destes momentos de verdadeira partilha. Vivemos numa sociedade onde tudo acontece demasiado rápido, onde o consumo imediato é a palavra de ordem, uma sociedade que nos ensina a sermos pouco pacientes. O tempo nunca chega para nada entre obrigações familiares e profissionais. Mas, de vez em quando sabe bem parar. Para apenas conversar.

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D