As Tralhas da Alex

Mar19

Escapadinha na Beira

Alex

Eram 16h quando o telefone tocou. O ecrã mostrava uma mensagem do Sr. Tralhas a dizer ‘Vamos passear. Faz uma mala para o fim de semana’. O destino era um segredo bem guardado. Mesmo com alguma insistência da minha parte não consegui arrancar-lhe nada. Lá seguimos viagem e só no caminho, depois de algumas pistas, descobri o destino. Fomos até à Beira para uma escapadinha de fim de semana. Por um caminho de terra batida debaixo de um céu estrelado chegámos ao Moinho do Maneio que fica a cerca de 8km de Penamacor. Fomos recebidos pelo Rui, proprietário desta casa de campo, que nos instalou na Casa da Pipa. Apesar dos dias primaveris já bastante quentes, à noite ainda faz frio, pelo que a lareira já acesa foi uma ótima receção. Aqui o stress fica à porta. Não há rede, não há wifi, não há redes sociais, não há televisão. Aqui só entra espaço para a calma e o sossego do campo. Tom Jobim foi a nossa escolha para companhia na primeira noite. Tocava numa daquelas aparelhagens que nos parecessem um gadget ultrapassado. Aqui voltamos à essência do estar. Simplesmente estar e desfrutar daquela imensa paz.

No dia seguinte o pequeno almoço é servido na casa principal, cuidadosamente preparado pela Anabela. Como estava um dia de sol pudemos fazer a refeição no exterior na companhia dos anfitriões de quatro patas, Rambóia (que é só assim super fofinha!), Mimosa, Berry e Júnior.  O pequeno almoço é caseiro e a fruta é rainha, sobretudo as framboesas que são produzidas pelos proprietários. Após o pequeno-almoço foi tempo de explorar o espaço que se estende por cerca de 20 hectares e onde podemos encontrar a ribeira da Bazágueda, a piscina, a cama elástica para as crianças e os restantes habitantes do espaço (três burros!). Como dispúnhamos de tempo limitado fomos apenas visitar Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal mas num raio de 50/60 kms podem encontrar algumas das 12 aldeias históricas de Portugal (Monsanto, a cerca de 22km do alojamento; Idanha-a-Velha a cerca de 30km; Sortelha a cerca de 40km; Belmonte e Castelo Novo, a cerca de 50km). Regressámos ao fim da tarde para uma corrida junto ao rio e a noite foi passada à lareira. Aqui dorme-se e acorda-se cedo, quando a luz começa a entrar pelas  janelas.

Soube bem desligar do rebuliço do dia-a-dia na cidade. Ficou prometido regressar a este espaço, desta vez para dormir sob o céu estrelado na Bolha, uma tenda esférica insuflada, com cama de casal situada numa escarpa com vista para a Ribeira. O sossego deste espaço e a simpatia e familiaridade da Anabela e do Rui tornaram um bocadinho mais difícil a hora de ir embora. Quando algo é feito com amor nota-se. E do sonho comum deste casal de recuperar um antigo terreno de família surgiu este maravilhoso refúgio de campo. Nós iremos certamente voltar. Recomendo!